Embora o termo letramento digital esteja sendo muito utilizado ultimamente, ele não é novo. Há anos, vários autores já trouxeram teorias e exemplos práticos de sua utilidade e benefícios. Dentre os autores que já apresentaram estudos sobre o mesmo, estão: Gilster (1997), Bawden (2001), Eshet (2004), dentre outros, os quais, em seus estudos, conceituaram letramento digital e mostraram quais habilidades a pessoa necessita ter para ser considerada letrada digitalmente.
Mas o que significa letramento digital? Qual o sentido de ser letrado digitalmente? Vamos lá...
Comecemos pelos termos separadamente. Digital é tudo aquilo que está relacionado com a tecnologia. Letrado é uma pessoa que sabe utilizar a leitura e escrita de acordo com as demandas sociais, sabe compreender e interpretar fatos. Assim, letrado digitalmente é a pessoa que tem a competência e habilidade de usar as ferramentas tecnológicas de forma crítica, sabendo distinguir informações reais e utilizar tais ferramentas como auxílio nas atividades diárias.
O letramento digital, através do uso de ferramentas tecnológicas, insere o indivíduo na sociedade, exigindo o domínio da leitura e escrita.
Segundo Council Recommendation on Key Competences for Life - long Learning, 2018, a competência digital é uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, envolvendo a utilização crítica, responsável e o envolvimento com as tecnologias digitais para a aprendizagem, no trabalho e participação na sociedade.
Pensando em educação, o letramento digital é um direito importante para todas as crianças e jovens em uma cultura cada vez mais digital. Porém, é necessário desenvolver competência, conhecimento e compreensão para saber usar as oportunidades e questionar os desafios relacionados às tecnologias digitais.
Vários são os componentes envolvidos no letramento digital, dentre eles: criatividade, pensamento crítico, compreensão cultural e social, colaboração, habilidade de encontrar e selecionar informação, comunicação efetiva, segurança eletrônica, habilidades funcionais, dentre outras.
Pensando nisso, em estimular o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos cada vez mais letrados digitalmente, o Instituto Crescer para a Cidadania desenvolveu uma série de projetos para serem trabalhados nas escolas. Dentre esses projetos, está o Uso de Infográficos - Transformando Informações em Linguagem Visual: o Uso de Infográfico.
É um projeto muito interessante, que mostra a realidade desde a comunicação corporal até a comunicação eletrônica, fazendo uma comparação das pinturas rupestres, com as primeiras formas de escrita, a invenção da prensa, até a comunicação em rede. O trabalho nos mostra as características que o infográfico precisa ter e como criá-lo, bem como sua relação com o uso consciente da tecnologia.
Para a criação de um infográfico, muitas competências e habilidades são necessárias e importantes para serem trabalhadas no contexto escolar e auxiliar no letramento digital de nossos alunos.
Já no início, na definição do tema, precisa-se exercitar o trabalho em equipe, o grupo de alunos precisa estar de acordo e discutirem sobre o assunto a ser apresentado. No planejamento da pesquisa, momento em que o grupo vai decidir como irá expor seu tema, qual tipo de gráfico usarão, qual a melhor forma de comunicar, qual plataforma será utilizada, precisarão da criatividade, um dos pilares do letramento digital. No momento da elaboração do conteúdo, será de extrema importância o pensamento crítico e a habilidade de encontrar e selecionar informação, saber analisar quais sites e conteúdos são confiáveis. E assim vai em todas as etapas de planejamento e criação do infográfico, até a sua publicação, momento em que o grupo precisará ter a habilidade de utilizar diferentes ferramentas.
Portanto, nota-se que, qualquer que seja a atividade a ser desenvolvida nas escolas, sempre será possível utilizar as tecnologias disponíveis, desde que tenha um planejamento e que atinja todos os alunos, lembrando que devemos utilizar os meios digitais como um auxiliar, não como uma forma de exclusão.
O letramento digital, embora em alta, é um conceito crucial na era digital, indo além do uso de ferramentas e exigindo criticidade e discernimento. Concordo que é um direito de todos, especialmente crianças e jovens, inserindo-os na sociedade e exigindo domínio da leitura e escrita.
Adorei a proposta que escolheu, acredito que seja um tarefa em que os alunos iriam se engajar coletivamente com o uso da tecnologia, exercitando suas habilidades de letramento digital. Além disso, acho que você pontuou muito bem quando disse sobre planejamento e agregar todos os alunos, porque de nada vale uma atividade se ela não abraçar todos os envolvidos e não causar esse sentimento de exclusão nos participantes, e para isso precisamos de um bom planejamento para cada etapa da atividade.