Vamos imaginar que vivemos na época do homem das cavernas. Clareia o dia e todos precisam sair para caçar, em bando, sempre juntos e sempre alertas, pois qualquer barulho pode ser o ataque de algum animal. Fugir, caçar, buscar abrigo, utilizar pedras como ferramentas eram as habilidades necessárias para a sobrevivência. Com o tempo, fomos evoluindo e essas habilidades, tão essenciais para a sobrevivência na época, já não têm a mesma importância. Hoje, milhares de anos depois, nos são cobradas habilidades outras, as quais não existiam nem mesmo há 10 anos, por exemplo.
As habilidades essenciais de hoje são competências necessárias para que possamos viver bem em sociedade, em um determinado momento e contexto. Hoje, pensando em educação, nossos estudantes, além dos conteúdos básicos, precisam estar em contato e ter desenvolvidas essas habilidades.
Pensando nessas necessidades atuais, alguns países tomaram a iniciativa e desenvolveram a P21 - Partnership for 21st Century Learning, sendo um complexo referencial com saberes e competências tidos como necessárias para as gerações do futuro, tendo como foco os 4Cs: critical thinking and problem solving skills, communication skills, creativity and innovation skills, collaboration. A ideia da parceria era pensar o que os estudantes precisam saber e aprender para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, em um mundo cada vez mais interconectado e com problemas cada vez mais complexos.
Fala-se muito em um mundo cada vez mais tecnológico e em letramento digital. As crianças e jovens de hoje são totalmente tecnológicos, mas não são letrados digitalmente, não sabem utilizar a gama de recursos que têm em mãos de maneira consciente, sábia, saudável e crítica. O conjunto de habilidades e saberes propostos pela P21 contribuirá muito para desenvolver o letramento digital em nossos estudantes e os auxiliará, principalmente, a desenvolver o pensamento crítico, a conscientização sobre questões ambientais, cuidados consigo e com o outro, trabalho em equipe, dentre outros.
Assim, percebe-se a conectividade que existe entre os estudos sobre letramento digital e as habilidades propostas para o século XXI, ambas focadas no desenvolvimento integral das crianças, jovens e adultos.
Simone, gostei muito da comparação que você trouxe sobre a vida na idade da pedra e de como as habilidade evoluem! Hoje, sabemos quais são as habilidades do séc. XXI por conta de estudos realizados pelas instituições que mencionou, mas agora parei para refletir e tentar pensar sobre quais serão as habilidades do futuro... como você mesmo apontou, temos habilidades que não conhecíamos a cerca de 10 anos, então como será o aluno do século XXII, XXIII...