top of page

Tecnologias Educacionais e Práxis Sociocultural

Foto do escritor: Simone Volpe Nobile ZanuttoSimone Volpe Nobile Zanutto

O mundo está cada vez mais evoluído, o ser humano está evoluído e, para não tornar-se obsoleto, o mundo do trabalho, seja qual for o ramo, também precisou acompanhar as evoluções e mudanças ocorridas, principalmente o setor educacional. É sempre bom lembrar que nas escolas lidamos com crianças e adolescentes que estão cada vez mais conectados, antenados com as mudanças e tecnologias que vieram para facilitar nossa vida; portanto, ir na contramão dessa realidade, negar a importância das tecnologias no meio educacional é um grande retrocesso e erro. O que precisamos fazer é atrelar a tecnologia ao bom uso educacional e a práxis sociocultural, transformando nossa realidade, a realidade de cada estudante, da comunidade, suas influências, costumes e mudanças.

O papel da educação vem sendo ressignificado e está valorizando os conhecimentos historicamente construídos e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, democrática a inclusiva, por meio do respeito à diversidade de saberes e vivências culturais.

Pensando nisso, os autores Ramos e Moreira (2023), publicaram o artigo "Tecnologias Digitais Associadas a Práxis Socioculturais: Análise de Práticas Educativas no Brasil e em Portugal", no qual abordam o tema das tecnologias atreladas as práxis socioculturais, por meio de sugestões de práticas realizadas em escolas brasileiras e portuguesas, todas abordando o respeito, criticidade, respeitar as diferenças culturais, aumentar a inovação e participação crítica em sociedade.

Uma das práticas apresentadas pelos autores foi a produção de curtas metragens como recurso para a educação inclusiva, desenvolvida com estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental brasileiro. Nesta prática, o uso das TICs, por meio da produção dos curtas metragens, elaboração e revisão de roteiros, ensaios, filmagens, edição de vídeos, apresentação para a comunidade, desenvolveu habilidades de trabalho em grupo e habilidades dos alunos com deficiência, incluindo-os nas atividades.

Várias outras práticas foram apresentadas pelos autores, sempre focando e valorizando a cultura local, a construção de saberes junto à comunidade escolar e, no caso específico do trabalho citado, trabalhou-se com as percepções de acolhimento, inclusão e valorização no ambiente escolar.

Diante do que foi exposto aqui e de tudo que já conversamos em outros momentos, percebe-se que as práticas educativas de tecnologias educacionais e práxis sociocultural é um ótima oportunidade para preparar os jovens para uma sociedade em constante transformação e ressignificação.


9 visualizações2 comentários

2 commentaires


Izadora Damaceno
Izadora Damaceno
14 mai 2024

Adorei a ideia que escolheu, criar um vídeo seguindo as particularidades dessa abordagem, fará o aprendizado ser muito mais significativo e memorável, a partir do uso das tecnologias que permitem uma vasta gama de possibilidades para a realização deste projeto.

J'aime

Nelson Fabricio
Nelson Fabricio
14 mai 2024

É incrível como as tecnologias digitais estão cada vez mais integradas às práticas educativas, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e interação.

Obrigado por trazer à tona essa discussão relevante!

J'aime
bottom of page